A Prefeitura de Parnaíba divulgou chamada pública para seleção de professores efetivos para exercerem a função de orientadores de estudo do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC. Os selecionados desempenharão atividades de professor formador.
 As inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Esplanada da Estação(Centro), no período de 15 a 17 deste mês. No ato da inscrição o candidato deverá entregar curriculum vitae comprovado e autenticado, apresentar o formulário de inscrição preenchido e assinado pelo candidato ou procurador devidamente documentado.
 Um dos requisitos para ser aprovado na seleção é ser professor efetivo do município de Parnaíba, em atendimento a normas federais.
 Confira todas as informações:

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PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

PARNAÍBA  -  PIAUÍ

 

CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES ORIENTADORES DO PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC

 

 

A Secretaria Municipal de Educação de Parnaíba-PI, torna  público o processo seletivo para a seleção/escolha de professores efetivos para exerceram a função de orientadores de estudo do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC.   

 

1- DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

 

1.1- O processo seletivo realizar-se-á sob a responsabilidade de uma comissão de seleção nomeada especificamente para este fim.

 

1.2-  O presente processo seletivo terá validade de até 01(um) ano, a partir da homologação do resultado, podendo ser prorrogado por igual período.

 

1.3- Os candidatos selecionados estarão regidos pelas regras estabelecidas na Lei n° 11.273/06.

 

1.4- O processo seletivo destina-se à seleção de professores efetivos para exercerem a função de orientadores de estudo do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, Os quais realizarão a atividade de professor formador.

 

1.5- A seleção constará de:

 

1.5.1- Análise de Currículum Vitae para os cargos de professores orientadores de estudo.

 

1.6- A remuneração para a função de professor orientador se dará no regime de bolsa e demais normas constantes da Lei 11.273/06.

 

2- DAS INSCRIÇÕES

 

2.1-  Local e período

 

2.1.1- As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Educação, localizada na Praça Miguel Furtado  Bacelar, 45, Esplanada da Estação – Centro.

 

2.1.2- No ato da inscrição o candidato deverá entregar o Curriculum Vitae devidamente comprovado e autenticado, apresentar o formulário de inscrição preenchido e assinado pelo candidato ou procurador devidamente documentado.

 

2.1.3- A inscrição implicará  o conhecimento e a aceitação das normas e condições estabelecidas nesta Chamada Pública, em relação as quais não poderá em hipótese alguma alegar desconhecimento.   

 

Período

Etapa

Local

De 8:00 às 12:00 horas

Dias: 15 e 16 e 17/10/2012

Inscrições e entrega da documentação

Secretaria Municipal de Educação

18/10/2012

Análise dos currículos

Secretaria Municipal de Educação

18/10/2012

Divulgação dos resultados preliminares às 13:00 h.

Secretaria Municipal de Educação

22/10/2012

Recebimento de recurso das 7:30 às 10:00 h.

Secretaria Municipal de Educação

23/10/2012

Resultado após recurso às 13:00 h.

Secretaria Municipal de Educação

OBS: Dia 15/10 a SEDUC funcionará de 08h às 12h, recebendo as inscrições.

3- DAS VAGAS

 

3.1- O programa prevê a concessão de 01 (uma) vaga professor orientador, calculadas na proporção de 01 (uma) para cada 25 (vinte e cinco) professores identificados no censo 2012 que lecionam na 1ª, 2ª e 3ª série nas turmas seriadas ou multisseriadas que incorporem o ciclo  de alfabetização, ou conforme determinações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

 

4- DO PROCESSO DE SELEÇÃO

 

4.1- O processo de seleção será coordenado pela Comissão Técnica de Seleção nomeada por Ato da Secretaria Municipal de Educação.

 

4.2- A Comissão de Seleção designará bancas examinadoras tantas quantas forem necessárias para a efetivação do processo, constituída por profissionais do quadro efetivo da rede municipal de reconhecida experiência educacional.

 

4.3- A banca examinadora constará de 03 (três) profissionais.

 

4.4- A análise do Curriculum Vitae corresponderá a 100% (cem por cento) da pontuação máxima.

 

4.5- Análise de Curiculum Vitae

4.5.1- Critérios de Avaliação desta etapa:

I- Esta etapa consistirá na análise dos Curriculum Vitae dos candidatos, com pontuação conforme Anexo I.

II- A falta de algum documento comprobatório exigido para a comprovação do Curriculum Vitae é de inteira responsabilidade do candidato e, portanto, não serão aceitos recursos nesse sentido, nem complementação de documentos.

 

III- A Nota da análise de Currículum Vitae terá  pontuação de zero a dez.

 

4.6- Dos requisitos  mínimos

 

4.6.1- Para a análise do Currículum Vitae, o candidato deverá, no mínimo, atender cumulativamente os seguintes requisitos, sob pena de eliminação do certame:

 

I- Ser professor efetivo da rede municipal de ensino;

 

II- Formação em Pedagogia ou Licenciaturas;

 

III- Atuar há, no mínimo, três anos no Ensino Fundamental Menor e especificamente nas séries 1ª, 2ª e 3ª e estar cadastrado no Censo Escolar correspondente aos três anos de efetivo exercício de suas funções, ter experiência comprovada com o ciclo da alfabetização ou estar exercendo a função de coordenador/supervisor pedagógico;

 

IV- Não receber bolsa de qualquer outro programa de formação inicial ou continuada de professores para a educação básica regido pela Lei n° 11.273/2006, durante toda a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores;

 

V- Ter disponibilidade para dedicar-se ao curso e a multiplicação junto aos professores alfabetizadores;

 

VI- Participação no Pró-Letramento.

 

5- DAS ATRIBUIÇÕES

 

5.1- Ministrar o curso de formação aos professores alfabetizadores.

 

5.2- Acompanhar a prática pedagógica dos cursistas.

 

5.3- Avaliar a frequência e participação.

 

5.4- Manter o registro de atividades dos professores alfabetizadores cursistas junto aos educandos.

 

5.5- Apresentar relatórios pedagógicos e gerenciais das atividades referentes a formação.

 

6- DOS RESULTADOS

 

6.1- O resultado final do processo seletivo será divulgado pela Secretaria Municipal de Educação até o dia 18 de outubro de 2012.

 

7- DA CLASSIFICAÇÃO

 

7.1- O candidato será classificado por ordem decrescente dos pontos obtidos em lista de classificação geral de acordo com os critérios de concorrência.

 

7.2- Ocorrendo empate na classificação dos candidatos, o desempate se dará, pela ordem, em prol do candidato que tiver a maior idade.

8- DOS RECURSOS

 

8.1- O requerimento de recurso deverá ser protocolado na sede da Secretaria Municipal de Educação.

 

8.2- O requerimento deve ser  justificado e explicitar claramente os pontos que venham a ser considerados como fundamentação do recurso.

 

8.3- O período para interposição de recurso será de 01 (um) dia útil, a partir da divulgação do resultado final.

 

8.4- Não serão conhecidos os pedidos de recurso apresentados fora do prazo, fora de contexto ou encaminhados de forma diferente da estipulada nesta Chamada Pública.

 

8.5- A Comissão instituída para análise de Currículo constitui última instância para a análise dos recursos relativos ao presente processo seletivo, sendo soberana em suas decisções.

 

9- DO PRAZO E REMUNERAÇÃO

 

9.1- O prazo de duração do program,a será de acordo com as determinações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, podendo ser prorrogado ou extinto a qualquer momento.

 

9.2- Em contraprestação aos serviços, o profissional selecionado receberá uma bolsa, com valores e pagamentos definidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.

 

10- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

10.1- A falsidade de afirmação e/ou documentos, ainda que verificada posteriormente à realização do processo seletivo, implicará eliminação sumária do candidato, sendo declarados nulos de plenos direitos todos os seus atos, sem prejuízos e eventuais sanções de caráter judicial.

 

10.2- Os prazos constantes neste edital poderão ser alterados conforme necessidade, garantindo a ampla divulgação e desde que não acarretem prejuízos aos participantes.

 

10.3- Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão nomeada para a realização do processo seletivo.

 

Parnaíba – PI, 02 de outubro de 2012.

 

 

 

 

 

 

Alcenor Rodrigues Candeira Filho

Secretário Municipal de Educação

 

 

 

ANEXO I

 

Pontuação do Currículum Vitae

 

1- Formação e Qualificação Profisional

Curso de graduação devidamente reconhecido em Licenciatura Plena em Pedagogia/outra licenciatura

 

NA ÁREA

 

OUTRA LICENCIATURA

 

 

Licenciatura Plena em Pedagogia

 

1,5

 

1,0

2- PÓS GRADUAÇÃO (ESPECIALIZAÇÃO)

NA ÁREA

OUTRA ÁREA

1,0

0,5

 

 

3- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

ATÉ 3 ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR ESPECIFICAMENTE NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO

DE 3 A 5 ANOS NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR ESPECIFICAMENTE NO CICLO DA ALFABETIZAÇÃO

COORDENAÇÃO/SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

APARTIR DE 1 ANO DE EXPERIÊNCIA

1,0

1,5

0,5

4- ATUALIZAÇÃO PROFISSIONAL

(Serão avaliados os cursos realizados nos últimos 5 anos)

NA ÁREA

 

 

OUTRA ÁREA

1,0

0,5

5- PARTICIPAÇÃO    NO PRÓ-LETRAMENTO

Formador

Cursista

 

1,0

 

0,5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

PARNAÍBA  -  PIAUÍ

 
  Caixa de texto:  PREFEITURA MUNICIPAL DE PARNAÍBASECRETARIA DE EDUCAÇÃOPARNAÍBA  -  PIAUÍ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

     Seleção para Orientadores de Estudo Atendendo ao Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

 

Nome: ___________________________________________________________________

 

Função: __________________________________________________________________

 

Formação:

(    ) Pedagogia

(    ) Licenciatura   Especificar: ________________________________________________

 

Tempo de atuação como:

-                    Coordenador/Supervisor Pedagógico: ________________________________

-                    Professor na Rede Municipal no Ciclo Alfabetizador:____________________

 

Participação como formador:

(    ) Pró-Letramento

 

Participação como cursista:

(    ) Pró-Letramento

 

 

                             Declaro que as informações prestadas são verdadeiras.

 

 

 

Parnaíba, _____ de outubro de 2012.