Um almoço de confraternização em razão do IX Prêmio AMB de Jornalismo – Edição Ministro Evandro Lins e Silva, nesta quarta-feira (29), reuniu em Brasília, o Presidente da Associação, Nelson Calandra, e convidados ilustres, como o governador  do Piauí, Wilson Martins, o prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, o sobrinho do homenageado,  jurista e advogado criminal Técio Lins e Silva, e diversas autoridades dos Poderes  Legislativo, Executivo e Judiciário, que comemoraram a iniciativa da AMB em homenagear o Ministro em seu  centenário de nascimento. O governo do Piauí e a Prefeitura de Parnaíba são apoiadores do Prêmio.

alt

De acordo com Calandra, o objetivo do almoço foi o de consolidar a parceria do Governo do Estado do Piauí e a Prefeitura de Parnaíba, para a construção do Instituto Histórico Evandro Lins e Silva, previsto para ser erguido na cidade de Parnaíba. O Presidente da AMB lembrou outras iniciativas relativas ao Piauí. “Em agosto vamos inaugurar a Cidade Judiciária em Parnaíba, e terá o nome de Evandro, também. Tudo isso é feito para que o Brasil tenha uma memória muito viva, daqueles que escreveram os capítulos mais importantes da sua história”, pontuou Calandra.

alt

A parceria da AMB com o Governo do Piauí tem garantido bons resultados. “Estamos na IX edição do Prêmio AMB de Jornalismo, esse ano congregando cerca de 600 importantes jornalistas de todo o Brasil. Essa parceria com o Governo do Piauí significa resgatar a memória de Evandro Lins e Silva. No ano passado foi comemorado o centenário de seu nascimento e a família de Evandro esteve aqui, representada pelo seu sobrinho, Técio Lins e Silva. Foi um momento importante para todos nós, onde o Governador Wilson Martins declarou de modo expresso, o apreço que tem pela Magistratura brasileira, juntamente com o Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto”, ressaltou.

E completou: “é uma alegria testemunhar que o Piauí tenha projetos que visem resgatar a memória de um dos maiores expoentes do mundo jurídico e da política brasileira, que foi o Ministro Evandro Lins e Silva”, disse Calandra.

O Governador Wilson Martins agradeceu a homenagem a um dos homens mais importantes da história da construção da Justiça no Brasil:  Evandro Lins e Silva, que foi escritor, advogado, militante, criminalista, Ministro, Procurador-Geral da República, Ministro da Casa Civil, das Relações Exteriores, e Ministro do Supremo Tribunal Federal.

alt

O Prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, falou com orgulho da parceria promovida entre a AMB e a Prefeitura de Parnaíba.  “Para nós, de Parnaíba, a terra natal de Evandro Lins e Silva, é uma satisfação muito grande. Nós temos congregado aqui, a AMB, o Governo do Estado, e a Prefeitura de Parnaíba. Estamos juntos para homenagear aquele que foi um grande homem e profissional, que lutou pela democracia brasileira, pela firmação da nossa cidadania, pelas liberdades. Nós parnaibanos, temos orgulho desse homem ter nascido na nossa terra. Uma terra que, durante toda a vida, ele soube reconhecer o seu valor”, sublinhou o Prefeito.

Ao reconhecer o valor de Evandro para o Brasil, Florentino destacou a importância da criação da cidade judiciária “Evandro Lins e Silva”. “Reconhecemos o esforço da AMB para que nós possamos efetivar esse Prêmio de Jornalismo “Evandro Lins e Silva”. Vários jornalistas do Brasil estão participando. Vai ser uma festa muito interessante e a memória de Evandro merece essa grande homenagem”, finalizou.

Também participaram do encontro o Secretário de Segurança do Governo do Piauí, Robert Rios; o Superintendente de Representação do Governo do Piauí em Brasília, Benedito Sá.

Fonte: Ascom AMB